Pular para o conteúdo principal

Antropologia e Política Social entre os Tremembé de Acaraú



Com muita alegria recebi a notícia do blog criado pelo amigo, antropólogo e meu substituto no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), Ronaldo santiago Lopes.

O blog divulga as realizações do CRAS junto aos índios Tremembé das aldeias de Telhas e Queimadas, no município de Acaraú, litoral norte do Ceará, distante de cerca 290 km da capital Fortaleza.

Durante o primeiro semestre de 2009 trabalhei com esses índios. Foi uma experiência inigualável, guardo as lembranças das horas em que passei com eles, seja em Telhas ou em Queimadas.

Sempre que Ronaldo me envia as novas notícias refaço o caminho percorrido naquelas paragens. Lembro das dificuldades, dos limites da burocracia no poder público e da imensa vontade de algumas pessoas em contribuir com o meu trabalho.

Faço votos de muito sucesso, amigo Ronaldo. Sonho com o dia em que os índios serão livres de verdade, para poder decidir os destinos de sua existência.

Comentários

Unknown disse…
Valeu pelas palavras. Aguardamos, eu as famílias das duas aldeias que sempre perguntam por você, sua visita pelas terras de Acaraú.
Abraços

Postagens mais visitadas deste blog

A brincadeira do coco no Ceará: um estudo dos saberes, das performances e dos rituais.

Artigo apresentado no XIII Congresso Brasileiro de Folclore GT - 10 - Danças e Festas Populares Realizado em Fortaleza-CE, entre 18 e 22 de Setembro de 2007. Ninno Amorim (1) Palavras chave: coco – cultura popular – dança Este texto procura interpretar a brincadeira do coco como uma manifestação cultural praticada no litoral do Ceará. Os grupos aqui estudados moram nos distritos de Jacaúna (2) (Iguape) e de Balbino, situados nos municípios de Aquiraz e Cascavel, respectivamente. Tendo em vista a grande variedade de classificações atribuídas ao coco (coco de Helena, de ganzá, sapateado etc.), limito-me, por enquanto, a designar essa prática cultural com o termo coco, que neste texto tem um sentido mais genérico, compreendendo a brincadeira de um modo geral. A brincadeira do coco: música, canto, dança e poesia oral A manifestação cultural denominada “coco” pode ser encontrada, praticamente, em todo o litoral do nordeste brasileiro. Segundo o folclorista Edison Carneiro (1982: 71-3), sua

Museus e Memória Indígena no Ceará: Uma proposta em construção

Salve, pessoas! Eis o novo livro dos amigos Alexandre Gomes e João Paulo Vieira Neto. Trata-se do registro de um trabalho intenso, incansável, realizado junto às populações indígenas no Ceará. Baixe, leia, comente e divulgue. Saúde e liberdade!

Feitiço (Thaís Alberto / Ninno Amorim)

Eu fiz um feitiço de amor Para encantar meu benzinho Uma pétala de flor Choro tirado do espinho Vem ver, vem ver... Vem ver meu benzinho chorar Quando o espinho furar E o amor renascer Vem ver, vem ver... Vem ver meu benzinho sorrir Quando o amor aflorar Vem meu benzinho pra mim